A Lenda do Quinto Sol é um jogo educacional projetado para desenvolver os pilares do pensamento computacional em estudantes do Ensino Médio. Ambientado em um universo de temática pirata, o jogo oferece doze desafios que os jogadores resolvem aplicando os pilares fundamentais do pensamento computacional: abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmos.
O projeto está sendo desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) por pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação (Gepied) , sob a coordenação do Professor Dr. Henrique Nou Schneider. A idealização do jogo surgiu durante a pesquisa de Doutorado em Educação da discente Jamille Silva Madureira, refletindo a necessidade de explorar novas abordagens pedagógicas no ensino e aprendizagem. O processo de criação iniciou-se em 2022, quando do trabalho de conclusão do curso de Sistemas de Informação do acadêmico Pedro Sturaro dos Reis, consolidando uma aderência epstêmica entre a pós-graduação e a graduação.
O desenvolvimento do jogo continuou em 2023 por meio de um projeto de pesquisa externo vinculado ao Departamento de Computação da UFS. Atualmente, o projeto persiste em desenvolvimento no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), no contexto do Edital nº 001/2024 da AGITTE/POSGRAP/UFS, com conclusão prevista para setembro de 2025.
Para a sua aplicação em sala de aula, com o jogo "A Lenda do Quinto Sol" será disponibilizado um tutorial completo, com instruções sobre cadastro, criação de turmas, uso dos desafios e interpretação dos relatórios gerados. Esse suporte busca capacitar professores e professoras a integrar o jogo ao processo ensino-aprendizagem, promovendo uma experiência interativa, iterativa e significativa para os estudantes.